quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pouco de tudo sobre tudo

SUGERI A UMA AMIGA QUE ME FIZESSE UM TEXTO E VEJA SÓ O QUE SURGIU!
SERIA MAIS UMA LISPECTOR?
É, o que seria do homem sem seus semelhantes? Recebi a missão de escrever nesse meu tão adorado blog, cuja dona é mais amada ainda. Foi um impacto, e uma emoção, confesso. E logo de cara me veio esse questionamento na cabeça. É eu realmente não sei responder, pois não me vejo sem meus semelhantes, semelhantes não de cor, raça ou credo, muito menos de ideologias. Semelhantes sim, no caráter, na confiança, na amizade.
Vem-me a cabeça milhares de situações que vivenciadas com meus semelhantes tão distintos, e realmente sinto falta, falta das risadas tão sinceras, das broncas tão azedas, das brigas tão intensas e dos carinhos tão amáveis. Concordo com o poeta quando diz que a rotina sufoca e o medo impede de tentar. Ai que nostalgia, que saudade da aurora da minha vida, saudade de viver o mistério do planeta. Que vontade de voltar no tempo e beijar quem eu não beijei, de amar quem eu não amei, de ajudar quem eu não ajudei e de esmurrar quem mereceu.
Eu realmente sei que fugi do tema inicial, mas é tão gostoso relembrar dos tempos bons no momento que a vida nos aperta entre os dedos e nos faz sentir como tomate amassado, afinal recordar é viver. É tanta coisa, faculdade, contas, trabalho, problemas etc. não vou e nem quero relatar as dificuldades da vida, por que tanto eu, quanto você caro leitor, conhecemos,vivemos e o pior, damos tanta importância as situação ditas “problemas” que esquecemos que Deus, ou os Deuses (viva a diversidade religiosa) na sua infinita sabedoria, criou para cada vício uma virtude, para cada mal um bem, para cada Yin um Yang. Quer um exemplo pratico? Você que está ai sentado na frente desse computador, com os pés nas nuvens e a cabeça no chão, cheio de problemas, já pensou que hoje tem alguém que lhe quer bem, que se preocupa com você, e que está ansioso esperando uma palavra amável e um gesto complacente de sua parte, ou o dia que está lá fora cheio de novas possibilidades ou na vida que acontece embaixo do seu queixo e você não se dá conta, que seu filho está crescendo, seus pais morrendo, seus irmãos casando e seus amigos indo embora, e você ai, parado esperando a solução vim do céu, sendo que a solução está parada do seu lado, sentada é bem verdade, porque já se cansou de esperar. Eu acho que não, não é?
Sabe caro leitor, já falando um pouco de tudo e fazendo uma miscelânea de assuntos, vou falar, ou melhor, escrever coisas aparentemente sem nexo, mas chego a conclusão que não, realmente não sei dizer o que seria do homem sem seus semelhantes, porque eu vivo entre os meus, meus amigos, minha família, meus amados e amores e porque não entre os inimigos . Às vezes me vem uma solidão sufocante uma impaciência e uma arrogância sem limites, mas quem não é assim? E realmente vejo o quanto egoísta e ínfimo é o homem e a mulher também pra não a levantar polêmica das feministas. Mas eu, eu posso me queixar de tudo, do trabalho, da faculdade, da falta de tempo, mas não posso me queixar dos meus semelhantes, uns que a vida por acaso me deu, e outros que são meus por acaso da vida. Mas são meus, só meus e com eles vou fazendo o meu caminho e escrevendo minha estrada sem pedir carona, e vou mostrando como sou e sendo como posso e pra já finalizo citando os novos baianos quando dizem que pela lei natural dos encontros eu deixo e recebo um tanto.


ZAIRA SABACK

terça-feira, 22 de junho de 2010

Para quem busca um sentido na vida.


A vida não precisa necessariamente sempre ter um sentido para ser vivida. Basta que viva a cada dia de uma só vez e aproveitemos a cada momento, pois em minha opinião a vida é feita de momento. Momentos esses que nos fazem crescer e aprender com os outros.

Seria uma vida bastante sem graça se ficássemos o tempo todo em busca de um sentido e quando for tarde, mais bem tarde mesmo acordarmos e der conta de que nada foi feito por sempre buscar e nada fazer.

Viva a vida!

Aproveite a cada momento!

Seja feliz!

Todo dia é um novo dia para ser feliz!


Hoje li no blog do Albino Incoerente uma história muito boa, confira: http://www.albinoincoerente.com/2010/06/coracao-faminto.html
Quem quiser saber como/se a história segue, acesse http://sonho-obras.blogspot.com/2010/05/um-menino-de-rua-que-cria-na-propria.html

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Hum...sei lá!

De uns tempos pra cá renovei minha vida e meu espírito com coisas novas(nem tão novas assim) novos hábitos. Ganhei uns quilos a mais (embora isso não seja uma coisa boa), mais de boa, ganhei amigos novos, um emprego novo, uma nova consciência de mim.

Estou meio sem inspiração para escrever em meu Blog mais prometo buscar essa inspiração. Aliais prometo coisa nenhuma... Vou escrever coisas novas.
Mais por hora vou só aproveitar a vida e ficar um pouco menos dependente de um computador e do mundo virtual. Apesar de um dos meus novos amigos só poderem manter contato pelo MSN. Castro muito bom conhecer você!

Quase...


Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez é a desilusão de um quase. É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou. Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono. Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cór, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si. Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance; para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência, porém, preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer. Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque que a rotina acomode que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

Luiz Fernando Veríssimo

quarta-feira, 2 de junho de 2010

UMA ALMA ALBINA NA CIDADE SOL

Minha história foi publicada no Blog do Albino incoerente, vejam!


Outra pessoa com albinismo decidiu compartilhar algumas de suas experiências conosco. É a Edivane, lá da Bahia, terra da gloriosa APALBA.

Fico meio corado em ser classificado como “ídolo’, mas agradeço de coração, Edivane!

UMA ALMA ALBINA (também titulo de meu blog)

Meu nome é Edivane Souza Santos, tenho 23 anos e sou estudante de Biologia pela UESB. Sou de Jequié, Bahia, para meu desespero, conhecida como “cidade sol”. Vou relatar pela 1ª vez, em poucas palavras, um pouco de minha vida para que todos possam me conhecer melhor, a pedido de meu mais novo amigo e ídolo, Roberto Bíscaro.

Sou a única albina numa família de negros. Isso com certeza chocou e choca muitagente até hoje. Quando criança, sofria por minha mãe não deixar que fizesse as mesmas coisas que as outras crianças, como brincar ao sol. Porém, no auge de uma teimosia que reina ate hoje em mim, não ouvia esses conselhos (o que me trouxe conseqüências mais tarde).

No colégio, a dificuldade de ver o que estava escrito no quadro não atrapalhava, pois adotei a maneira de anotar quando o professor explicava. Isso ajudava muito, porque ele falava coisas importantes que às vezes não havia escrito. O ruim era quando não explicava; ai tinha que perguntar a um ou outro. Mas, no geral os outros é que procuravam saber de mim o que o professor tinha apresentado na aula.

Até chegar à faculdade não tive dificuldade e tudo seguiu lindamente, a não ser pelos trabalhos de campo, porque tenho que ir como um embrulho!

Sempre houve muito preconceito com relação a minha cor. Sempre tive muitos apelidos como: Sol, vela, macarrão e outros. Mas, nunca me importei muito com isso... Que culpa tenho eu se as pessoas são desinfornadas e preconceituosas? O único fato de não me sentir diminuída perante os outros é que sempre tive uma família que sempre cuidou de mim e, junto a eles, amigos maravilhosos. Uns que passaram, outros que, mesmo de longe ainda fazem parte de mim, e, os novos, que torcem por mim e me cuidam a todo instaste.

Mais do que Eu, minha família, sendo negra, também sofreu muito preconceito. As pessoas - ao contrário do que fazem comigo, quando cochicham - descriminam na cara. Tive muita sorte por nunca precisar bater boca ou brigar com alguém na rua por me discriminar, minha família e meus amigos sempre me defenderam com unhas e dentes e não deixavam que falassem de mim (OBRIGADA A TODOS!).

Devido a erros passados pelo fato de não compreender porque só Eu não podia ficar exposta ao sol, descobri em meio a mais uma consulta dermatológica, que tinha câncer de pele. Minha pele estava envelhecendo e corria o risco de adquirir outros problemas. Era muito difícil cumprir todas as restrições médicas, por fazer um calor danado na cidade e ter que sempre estar de roupas compridas. Tratei esse câncer nas costas, graças a Deus que não era maligno...

É muito difícil para uma pessoa que adora sair, estar com os amigos e ama o mar, não tomar nem sequer um pouco de sol, embora vá na praia e fique indo dá água para a sombra...

É certo que sofremos preconceito por pessoas que são de certo modo ignorantes, mas dói muito se sentir discriminado quando vamos fazer uma entrevista de emprego. Mesmo que tenhamos um currículo muito bom, na hora que olhamos para o empregador, vemos em seus olhos que não é o perfil que buscam; na verdade queriam dizer: “se você não fosse dessa cor!...” È de frustrar qualquer um. Por isso, quero a minha graduação. Vou mostrar que sou capaz!

Atualmente, trabalho na universidade onde estudo e a vida segue, sempre tirando um tempinho para ser feliz com os amigos, fazendo a família feliz e sendo feliz junto a ela, e agora engajando na luta pela nossa causa.

Melhor não comentar sobre minha vida amorosa, porque não sou a pessoa mais indicada para falar disso... Sabe quando a pessoa não tem sorte nem no jogo nem no amor? Pois sou Eu! Mas, tenho uma ótima família e amigos que me amam.

No mais, sou uma das pessoas mais felizes do mundo!